domingo, 19 de junho de 2011

Poética pessoana: uma interpretação anagógica

Continuando com uma interpretação anagógica da poética pessoana, convém referir
que aqui a proposta não é a de analisar os mapas astrológicos de cada um dos heterónimos
e, consequentemente, estabelecer considerações acerca dos seus perfis psicológicos e suas
biografias, mas sim, centrando-nos na obra poética de cada um deles, tentar uma anagogia
(do grego anagogé ou elevação, eram festas dedicadas à sucessão das quatro estações, que
celebravam a partida das divindades e o regresso às origens) da sua poesia, viajando através
desses grandes arcanos psíquicos e estéticos que correspondem aos arquétipos dos quatro
elementos - terra, água, ar e fogo - a que Pessoa deu expressão, parcelarmente e
autonomamente, através das suas principais projecções psicológico-poéticas
conotadas com a tradicional doutrina pré-socrática.

Claro que Pessoa, conhecedor e praticante da astrologia ocidental, atribuíu a cada um dos
heterónimos um mapa astrológico preciso, em relação aos quais, apenas alguns dos seus
significantes confluem com o simbolismo desta interpretação anagógica ( por exemplo, a
influência de uma lua escorpiónica em Álvaro de Campos, a ênfase no elemento ar dado
pela lua e pelo ascendente em Ricardo Reis, um saturno angular em Alberto Caeiro...) ela
sim, centrada sobre a produção e mensagem poética de cada um deles.

E esta viagem começa com o iniciador do ciclo das operações intracisivas e poético-alquímicas,
o Mestre Alberto Caeiro, poeta da terra, da realidade absoluta da terra, é o poeta com a
imaginação da terra, sem outra do que a sua exterioridade, vendo apenas com os sentidos e com a
emoção um mundo sem transcendência (António Quadros, Fernando Pessoa - Vida, Personalidade e Génio).


Basta existir para se ser completo (Alberto Caeiro)


O meu olhar é nítido como um girassol.
  Tenho o costume de andar pelas estradas
  Olhando para a direita e para a esquerda,
E de vez em quando olhando para trás...
E o que vejo a cada momento
É aquilo que nunca antes eu tinha visto,
E eu sei dar por isso muito bem...
Sem ter o pasmo essencial
 Que tem uma criança se ao nascer,
Reparasse que nascera deveras...
Sinto-me nascido a cada momento
  Para a eterna novidade do Mundo...

Creio no Mundo como num malmequer
Porque o vejo. Mas não penso nele
Porque pensar é não compreender...
 O Mundo não se fez para pensarmos nele
(Pensar é estar doente dos olhos)
       Mas para olharmos para ele e estarmos de acordo...

Eu não tenho filosofia: tenho sentidos...
Se falo na Natureza não é porque saiba o que ela é,
Mas porque a amo, e amo-a por isso,
Porque quem ama nunca sabe o que ama
  Nem sabe porque ama, nem o que é amar...

Amar é a eterna inocência,
   E a única inocência é não pensar...

   (Alberto Caeiro, O Guardador de Rebanhos)


Prosseguindo nas suas provas iniciáticas, do poeta das sensações que é Alberto Caeiro, Pessoa detém-se na dolorosa e sublimatória expressão de Álvaro de Campos, poeta da água, para seguidamente  se desprender no poeta do ar, Ricardo Reis, o poeta neoclássico da anamnese, da fluidez melancólica do tempo, da audição de vozes antiquíssimas, da música secreta dos deuses pagãos, flauta de Pan, cantos de Horácio, o poeta do ritmo e do rito dos mitos helénicos.


     E só um momento nos sentimos deuses imortais pela calma que vestimos
(Ricardo Reis)


Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és 
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
     Brilha, porque alta vive.

(Ricardo Reis, Odes)


Percorrendo a via crucis da alquimia do verbo como alquimia da psique, Pessoa chega ao elemento fogo através do poeta visionário e iniciático, mágico e místico, o poeta do conhecimento subtil, o poeta das últimas verdades, simbolizadas desde tempos imemorais pelas imagens do ígneo e do luminoso, o poeta da visão transcendental, que queima quando ilumina e porque ilumina.




                                   A Teosofia atrai-me por se parecer tanto com um "paganismo transcendental"
             (Fernando Pessoa, Cartas a Mário de Sá-Carneiro)


Ah, tudo é símbolo e analogia!
O vento que passa, a noite que esfria
São outra cousa que a noite e o vento - 
Sombras de vida e de pensamento.

Tudo que vemos é outra cousa.
A maré vasta, a maré ansiosa,
É o eco de outra maré que está
Onde é real o mundo que há.

Tudo o que temos é esquecimento.
A noite fria, o passar do vento
São sombras de mãos cujos gestos são
A ilusão mãe desta ilusão.


Encontramos em Fernando Pessoa, para além de um processo interior de analogia alquímica,  uma  identificação ou convergência, não só entre o inconsciente individual e o inconsciente colectivo, mas também, a um nível consciente, entre a sua poesia e a sua pátria. Recuperando lendas, tradições, iniciações e alquimias, o seu espiritualismo complexo assume vários mitos como o do Encoberto, tentando reconvergir elementos materiais ou físicos, psicológicos e, poderemos dizer, ontológicos na sua demanda pela Pedra Filosofal.  

                                                                         
No tempo e no espaço decorre a Matéria, só no tempo a Alma; no infinito puro, Deus.

   

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